11/05/2009

Razão vc Emoção

Eu sempre vivi muito na Razão.
Raramente agi impulsivamente, na Emoção.
Em vários aspectos e acontecimentos em minha vida eu fui assim.
Nunca fui de pular de cabeça! E digo mais, sofri com isso.
Sempre fui muito cautelosa, procurei pensar nos prós e contras antes de arriscar qualquer coisa. Talvez por isso deixei muita coisa boa de lado, pensando em nada além de apenas, eu! Conclui assim, que agir pela emoção é um tapa de luva que a gente dá, pra não dizer que está sendo egoísta.

Já parou pra pensar que nossa vida é decidida quase sempre por sentimentos de emoções? Ou seja, seu estado de espírito pode sim influenciar e interferir em nossas decisões. E por isso apontamos a Razão como uma aliada na escolha de uma ou outra opção. Sendo assim, racional. Falo felizmente, porque elas conseguem ser completamente distintas e ao meu ver acho perigoso ter uma decisão tomada sem balanceamento. O ideal seria um equilíbrio entre o racional e o emocional. Mas como conseguir isso? Complicado né..

Bom, eu não sou psicóloga e nem entendo nada de cabeça, mas é óbvio que agir somente pela razão ou somente pela emoção é errado. A briga entre a Razão vs Emoção sempre existiu e sempre existirá, mas cabe à nós o que é bom ou não para gente ..

Diz a lenda que o excesso de álcool desliga o lado racional do cérebro, e isso faz com que as pessoas se comportem de maneira diferente (pra não dizer fazer fiasco). Não quer dizer que as atitudes das pessoas bêbadas estão erradas.. acredite, elas realmente queriam fazer o que fizeram, mas o lado lógico não permitiu e então ela acaba agindo pelo lado emocional.

A emoção é algo que nos faz agir por impulso, pensando exclusivamente no bem estar, na alegria momentânea. Esta mesma emoção nos faz chorar, sorrir, enfim, é o sentimento que aflora sem que seja preciso ser racional. Por outro lado temos a razão. Agir com a razão é pensar no amanhã, nas conseqüências de uma decisão. Esse é o lado que eu sempre escuto. A Razão. Como se uma voizinha lá dentro de mim dissesse: “Ô Kellen, melhor não, é melhor medir as consequências primeiro”.

Só que ultimamente tenho mandado a racionalidade tomar um traguinho! Pra ver se dá tempo da emoção chegar e tomar conta do pedaço, mandar em tudo. Mas nem sempre dá certo, porque a razão rapidamente percebe que está perdendo o controle das coisas e volta para tentar equilibrar tudo e dar pitacos nas minhas decisões. Que cretina!!

Mas entre razões e emoções a saída.. é fazer valer a pena.
Que emo né? Igual o Nx Zero ahudahsiduahsdiuas

Achei um texto lindo. Vou dividir com vcs..
Foi sim, assim, por fim, com você, por você, para você, sem você, por mim, sem nós. Diga apenas que sim, ou que não, sem razão, com emoção, por tesão, por amor, sem a dor, uma flor, um sorriso, preciso, exato, abstrato, de fato, um retrato, seu, meu, nosso, pois eu posso, pois eu quero, você. Esqueça, desapareça, cresça, depressa, sem hora, agora, amanhã. Te amei, te odiei, te perdi, te esqueci, confesso, atravesso, pensamentos, sentimentos, restos. Porém, além e por bem, sem, com e não, sim, assim, enfim, fim.
Não sei de quem é, mas queria eu ter escrito.

3 comentários:

Ana Karla disse...

me segue que vc não fica tão cautelosa

Karlinha disse...

é nega,
eu te dou 1 pouco do meu caldo emocional que vive transbordando,
e tu me dá 1 pouco da sua racionalidade,
aí a gente alcança o equilíbrio!

te gostio mucho!

Tânia N. disse...

É lindo, lindo, lindo!
Beijos nossos!