03/04/2008

Amor Platônico..

Você já teve um amor platônico?
Nem que seja de brincadeirinha, todo mundo já teve, né?!

É aquele amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. É cheio de fantasias e de idealizações. Aquela coisa que não é real, que só está no seu mundo do sonho e da fantasia, é uma coisa louca! Que vc sente pela namorada nova do seu tio, seu professor de 40 anos, ou então aquele Popstar famosão da época.



Já li uma vez uma matéria, que esse tipo de sentimento ocorre em pessoas tímidas, que tem dificuldades com amor, que são inseguras, imaturas e blás.. Dizia também que as pessoas que amam platonicamente ficam solitárias, privadas do contato com o outro.. e consequentemente não vivem a experiência "enriquecedora" de uma relação a dois.

E tá certo isso, eu nunca vivi uma EXPERIÊNCIA amorosa, e tenho também a real consciência de que eu tenho esse "bloqueio", mas não me considero imatura, insegura, solitária.. tímida talvez!
Tem dias que eu fico pensando em tudo o que já perdi e as vezes me dá dor, um vazio, e penso como eu sou idiota e por não me deixar seduzir. E aí vc me pergunta: Pra que isso? Aí eu te respondo... MEDO! Por medo de descobrir imperfeições, medo de quebrar a cara, medo de não ser correspondida como eu gostaria, medo de ser só mais uma... e assim vão surgindo os vários tipos de medos..

Eu tenho inveja de quem ja teve 5... 6...10 namorados.
Essas pessoas são fodas!

Aí eu termino de ler aquela matéria sobre amor platônico e a psicóloga acaba dizendo que, "para que sejamos capazes de dar amor, é preciso amar a si mesmo".

Pow cara, Eu me amo e sou correspondida!!
Eu amo e faço concessões em nome de algo maior.
Essas coisas me confundem..
A psicologia me confunde!

Tenho que libertar esse amor platonico aqui dentro de mim, só preciso saber como!

Pois como leram alí em cima, quem ama platonicamente se bloqueia, e eu cheguei a triste conclusão que estou bloqueada, então perdi o contato.. logo, perdi a prática de como se xaveca, pq virei uma "pega ninguém" hahaha :P

Quando eu achar o botão do foda-se eu vou apertar.
E que se-foda-se quem estiver perto!

(oi?)

10 comentários:

Anônimo disse...

nossa eu amava o "Dilan" de barrados no baile e ele me amava e juro!!! e a gente ia se encontrar um dia!!!! hauahau muito boa essa... fora os "carass da 8ª qdo vc tava na 4ª série e tals" hauahauahau ... meu vc não é bloqueada, vc é mulher!!!, "odeio psicolocas" hauahauaa to zuando ms olha... vc só é uma flor q ainda não desabrochou, esse lance de estar com alguém ainda não virou um objetivo seu pq vc tem outros objetivos na vida.. no momento q FOR seu objetivo dai vc vai ver... vai aparecer qdo menos esperar! hehehe te amodoro guriazinhaaa "se tem o poder do xaveco..." só tem q usar hauahauahaua :P bjossssssssssss te amodoro!!!!!!!

Anônimo disse...

"Uma flor que ainda não desabrochou" (SIC)

Algo me diz que você acordou um pouco mal hoje, né? Mas desencana (falar é fácil, sou mané mesmo), logo você perceberá que tudo é legitimamente patético. Relacionamentos, coisa e tal. nada muito especial. Só se torna especial quando você está ok consigo. E para essa última parte não precisamos de ninguém. Todo mundo já ficou meio "Platonizado" com relação a alguém ou alguma coisa, mas isso é um escape.

Saia para o mundo e "desabroche"!

obs - pode pagar a consulta pelo pagseg.

Carlos: disse...

amor platônico e complicado, mas não acho que seja de pessoas com falta de maturidade, cada psicólogo elabora suas teorias e o que vem entende do caso.....então vai de cada um...dar o melhor de si e não fazer apenas orque todos fazem e uma boa opção......muito bom o post

Anônimo disse...

Nossa essa foi chocante... vc uma garota tão bonita e tão ligada(em tudo), nunca teve um amor verdadeiro, uma pessoa especial???? Inacreditável!!!
Psicologas estão ai sempre pra dar uma mão e te fazer enxergar a si de um novo ângulo, com outros olhos...
Muita gente tem esses maus olhos para os psicólogos e até respondem "Pq eu iria em psicólogos? ñ estou louco.", psicólogos ñ são pra loucos, os psiquiatras é q são para quem está enloquecendo...
Conheço 1 pessoa que tinha realmente um bloqueio geral, quase uma homofobia... Essa pessoa passou em um psicologo q a mostrou onde estava seus bloqueios e pq eles(o bloqueio) estavam ali, o caso dessa pessoa se resolveu em alguns meses de "terapia", e agora está noivo e está indo muito bem melhor no trabalho...
Se vc acha q tem um bloqueio, vá a um psicologo...
Pelo q já vi vc tem tudo d bom, é esperta, inteligente, bonita...
Vc só precisa ver as coisas de outra forma, e escolher menos, como já vi em outra postagem sua, vc fica idealizando muito a pessoa para amar, não é assim q vc vai encontra-lo, e isso tbm os assusta...
Dê oportunidades, ninguém é perfeito, escolha um cara q tenha defeitos q ñ te incomodem tanto, veja mais as qualidades e dê valor a elas.
Quando conhecer um cara ñ o faça com o pensamento do q está procurando, deixe as coisas fluírem, ñ fique marcando, "eu gostei disso, mas em contra ele fuma, ele é aquilo, mas em contra ele ñ sabe se vestir" e por ai vai... Se fizer isso(ñ marcar) acho q vai se dar muito melhor...
E seja feliz.

:*

Anônimus Amarus Antagus.

Insolente disse...

Ah, psicologia é legal mas costuma encher a gente de complexo, ao invés de tirá-los, ehehehhe.
e xavecar nem é prática, eh vontade xavecar mesmo! xD
num achou o botão do foda-se? tomara q vc encontre logo!!!!
^^ eh a chave pra felicidade
heeein q reflexão xD
eh issu...
indo
fui! ehhehe
bjos

Antonio Maçanetta disse...

O "amor real" é simplesmente uma materialização do amor platonico, todo amor um dia foi platonico, mesmo que por pouco tempo...

Eu sou um cara Nerd, sempre tive timidez, medo de levar um fora, mas um dia criei corajem, tive varias namoradas e hoje sou noivo, prestes a casar, e tenho uma ideia de não me espelhar nos outros, ñ me preocupar com quem teve mais namoradas que eu, pois a vida é minha deve ser vivida da minha forma e não no que essa sociedade arrazadora faz conosco...

Unknown disse...

Bom cara eu acho que estou vivvendo uma amor desses, conheceir um cara pela internet e já estou completamente apaixonada por ele, mais ele me dixou por causa da distancia, e eu estou sofrendo muito, meus dias são tristes sinto falta dele, parece loucura, e me acho uma burra, uma idiota por ter me apaixonado por uma pessoa sem conhece-la pessoalmente. Agora vivo nessa tristeza imensa sem saber o que fazer. Ass: Angélica Gomes Maceió-AL.

Wolverine Criollo disse...

Amor platónico já teve varios, alguns até chegaram a ser maravilhosos, o problema é que não são nada reais (Mesmo que o apaixonado acredite sinceramente e possa até jurar que são).
Acredito que o único jeito de achar a pessoa certa (Para um determinado momento da sua vida, pois a gente muda e não existe uma pessoa que possa complementarmos indefinidamente) seja ter uma boa quantidade de relações e experiências com pessoas de todos os tipos. Seguir aquele velho ditado "Até achar a pessoa certa vou ficar com os errados mesmo". Só assim você consegue aprender que cada pessoa é valiosa, e que não existe a tal de alma gêmea que vai nós fazer feliz até o final dos nossos dias. Você tem um vidro, e vai testando varias tampas até achar a que melhor fecha e não deixa vazar o conteúdo. É isso o que acho.

Telma Lúcia de Araújo Lemos disse...

Acho que a menina tem pânico de se relacionar com o cara por quem ela se atrai.Não acho que seja exatamente timidez ou que ela seja muito exigente. Isto não determina se ela vai ou não se aproximar de determinada pessoa que a encantou. O bloqueio emocional chega bem no momento que ela está se aproximando do carinha. É quase mágico. É um alarme de que ela está em zona de perigo. Daí ela se afasta, ou seja, ela sente algo que repele este desejo. Complicado... Isso tudo pelas coisas do amor negativas que ela sofreu, principalmente pelas experiências consideradas por ela difíceis em sua vida afetiva. Exemplo disso são pais brigões, muito rígidos, pouco carinhosos que a deixaram insegura em relação ao contato com o outro. Tudo isso ainda, claro, aliado a um temperamento mais susceptível ou aliada a uma timidez ou ainda ao fato de ser uma pessoa muito mimada. Ou seja, aquela pessoa que não aguenta muita coisa. Então na hora H, o bloqueio! Por medo, por ansiedade de uma aproximação que poderá feri-la. Só resta agora tomar consciência disso e fazer tudo com calma, observando, se dando tempo, se compreendendo, procurando aceitar e entender mais a pessoa por quem está interessada. Se negar esta dificuldade em se relacionar é pior. Tem que admitir que pra você é difícil o relacionamento concreto com uma pessoa, porque a deixa vulnerável, insegura demais. Então paciência consigo mesma, busque a naturalidade.Em vez de se precipitar, se exigir, forçar a barra, espere, deixe fluir...O contrário de fogo é água, o contrário de precipitação é calma e o contrário de pânico, medo, é segurança, paz. O contrário de bloqueio é o fluir... E enquanto aguarda a maré baixar, deixe a vida dar, deixe o outro sinalizar pra te deixar mais segura, nada de aproveitar-se da distância para idealizar a pessoa, endeusá-la, porque isto só dificulta a aproximação e dificulta ainda mais um amor real.
Por fim quero dizer que todo relacionamento tem suas enormes dificuldades, é preciso se estruturar para viver uma vida a dois boa e prazerosa. Não é só entrar em um relacionamento, muitos estão se relacionando mal, é entrar numa história para ser feliz. A solução está aí e não em FUGIR sempre.Espero tê-la ajudado. Eu sou psicóloga e sexólooga.
Boa sorte pra você e um grande abraço!

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny