13/01/2009

Introspectiva 2008

Não morri. Voltei.
Grandes coisas né? hahaha
Bom, como podem ver a casa está ainda meio desorganizada, mas aos poucos vou ajeitando. Só estou perdida na questão: “O que postar?” (dilema de todo blogueiro).

Estou aqui divagando e lembrei que esse ano eu não fiz retrospectiva. Muito menos assisti alguma na TV. Eu curto. E quem não gosta? Vai dizer que você não passa uns bons minutos em frente à televisão revendo aquelas cenas que nos tiraram o fôlego ao longo do ano que passou? Eu vejo como um lado bom. Pra lembrar como somos sortudos! Temos raras exceções, pois aquilo tudo que aparece, nunca acontece com a gente né?
Sem contar nas retrospectivas contrarias. As perspectivas. Mãe Dinah e seus seguidores, tentam antecipar o que vem pela frente. Todo ano é a mesma coisa. E a gente curte!

Que tal fazer algo diferente? Em vez de relatar o que passou ou o que vai vir. Que tal olhar pra dentro e fazer sua "Introspectiva 2008". (O que é isso?)

(Very, Thaty, eu e Lari - tentando)

Olhar para dentro de si mesmo, para seus pensamentos, desejos e sentimentos, examinar como sua mente funciona, como ela toma decisões, como direciona seus atos. A introspecção como um auto-exame a partir do qual podemos nos conhecer melhor e assim antecipar nossas reações e realizar escolhas melhores.

Ou seja, estou propondo que - no final ou início do ano – realizemos uma introspecção. Olhar para tudo o que aconteceu no mundo, no Brasil, em sua cidade, em sua vizinhança, em sua família. Detalhe: Guardar um tempo para refletir:
- Como vc reagiu a esses acontecimentos?
- Que atitude tomou e o que aprendeu com elas?

Vc vai se arrepender e se orgulhar de coisas que fez ou deixou de fazer, mas o mais importante é procurar seus ideais. Seus métodos. Como sua mente funciona. Sacou?

Aí quando vc entender como ela funciona, vai poder antecipar suas decisões, vai evitar as pegadinhas que sua mente te dá e principalmente, vai mudar. Mas nem pense que é fácil. A gente sempre acaba repetindo os mesmos erros..

Sabe aquela amiga que vai te pedir dinheiro emprestado outra vez? E você vai acabar emprestando? Ou aquele cunhado que vai pedir pra passar uns dias em sua casa mesmo que você não queira? E você vai aceitar? Ou seu chefe que vai te chamar para a reunião no final da tarde e vai te segurar por horas? E você vai? Pois é...

Vantagens? Todas!
Esse método vai mostrar pra vc oportunidades de questionar esses comportamentos que vc tem ao longo da vida. Vc vai ter que se explicar pra vc mesmo a razão de não mudar. Tá entendendo a mecânica da coisa?

É como se fosse uma meditação que vai te colocar em saia justa. Afinal, mentir pra si mesmo não é algo confortável, né? Pouca gente gosta desse exercício. Na verdade ninguém gosta de saber a verdade, de ser confrontado com suas manias, fraquezas e medos. Preferimos nos enganar, dar continuidade confortável dos processos que podem não ser os melhores, mas são familiares.

(Tentando pegar a Lua Cheia hahaha)

Mudar dói. Reconhecer fraquezas dói também.
Mas a alternativa é deixar como está pra ver como é que fica.
Um jeito bem vagabundo de começar 2009, não é?

Um comentário:

Mestre Risada Forçada® disse...

Adorei essa idéia! Quero fazer uma introspectiva sobre 2008 o mais rápido possível! Assim que tiver um tempo ocioso, o faço!

Excelente idéia mesmo!!!