04/08/2008

Amor Platônico

Já postei sobre isso, mas quero postar denovo.

O amor platônico é um amor à distância, que não se aproxima, não toca, não envolve. É cheio de fantasias e de idealização. Vc vê a pessoa como um ser perfeito, dotado de todas as boas qualidades e sem nenhum defeito. Parece que o amor platônico distancia-se da realidade e, como foge do real, mistura-se com o mundo do sonho e da fantasia.

Acontece muito na adolescência e em adultos jovens, principalmente nos indivíduos mais tímidos, introvertidos, que sentem uma maior dificuldade de se aproximar da pessoa amada, por insegurança, imaturidade ou inibição do ponto de vista emocional mesmo..

O amor platônico satisfaz?
As pessoas que amam platonicamente permanecem solitárias?
Privadas do contato com o outro?

Eu sei que pessoas assim, não vivenciam a experiência enriquecedora que é a troca que ocorre numa relação a dois, onde ambos podem revelar desejos, pensamentos, conflitos e se beneficiarem com o conhecimento advindo da relação com o outro.
Esse encontro, todo mundo sabe que é saudável e fonte de crescimento, e ao meu ponto de vista, ele satisfaz por um tempo até que haja a verdadeira coragem para se declarar. Dar a cara a tapa, sem medo ou vergonha de ser verdadeiro, igual acontece quando as pessoas se sentem integradas e seguras.

O medo de não atender as espectativas do amado, o sentimento de desvalorização, incapacidade e desintegração podem contribuir para o afastamento, o amor à distância, ou seja, impedindo que a pessoa viva a experiência de não só amar, mas de se sentir amado, não só cuidar e se preocupar, mas se sentir acolhido, contido e amparado. Essa troca de experiências emocionais é que permite o sentimento de que amar e viver vale a pena, e nos ajuda a suportar as dificuldades e conflitos do cotidiano.

Eu vivo um amor platônico a cada momento.
Não sou muito de dar a cara a tapa, e com isso me fodo.
Alias, o "Só me fodo", podia ser minha frase de carro chefe.
Mas prefiro me esconder atras de uma armadura linda, loira e japonesa. É mais fácil né? Ser feliz, e fazer valer a pena cada momento de nossa vida!
Por exemplo.. esse momento, o agora..
Tá confuso paaaaaaacas!!!!!!!!!!!

Perdi o prumo, e não sei se vai ou racha.. Sabe como?
La se vai mais uma vez, meu amor platônico mudar!!

5 comentários:

Antônio Carlos disse...

Eu já tive vários amores platónicos, cada um eles durou anos! Mas, sem o contato com o amado, tudo vai esfriando até que acaba, pelo menos comigo foi assim. Quando eu tenho um amor platónico é como se eu fantasiasse, idealizasse uma pessoa do jeito que eu quero que ela seja, e acabo me apixonando, não pela pessoa do jeito que ela é afinal, eu nem tenho contato com ela para saber mas, me apaixono pela pessoa que eu imagine na minha cabeça!

Beijão!

Unknown disse...

This is a problem!!
DETECTED!!!!

Também sou dessas..
Quando vejo que o príncipe encantado não passa de um sapo, (na maioria das vezes pior de todos), já era tarde.

ROGÉRIO FERREIRA disse...

Ué!

Vai lá e racha!!!

Cecilia Alfaya disse...

Olá.. tava passeando pelos blogs e acabei parando aqui, gostei do seu blog, se puder me visitar e também gostar podemos nos linkar, ok? Até mais.

vanessa. disse...

Então..estava passando e acabei me encantando com seu texto..Rss
Muito bom..muito bem escrito!Adorei..Passo por um momento desse tb..pra variar só um pouco.Outra viciada em internet e derivados..rss Mas..desencanei disso!Agora vejo de uma outra forma.Esse amor platônico nos traz uma felicidade momentânea e a menos que vc vá "meter a cara" pra ver qual é..não vai te levar a lugar nenhum e ainda vai fazer perder vc muito tempo da sua vida!Sabemos disso!Rss Fazemos nossas escolhas a cada dia!Escolhemos amar dessa forma,ir atrás do nosso amor,viver somente aqui,ou deixar tudo isso de lado..São escolhas!
Mas confesso aqui q vivo caindo em contradição sobre isso..convenhamos que é bem gostoso esse sentimento todo,a ilusão desse amor, e as sensações que nos causam!Nos faz sonhar,suspirar e coisa e tal e tal e coisa...Façamos nossas escolhas!
beijoss.
Muito bom seu espaço aqui!